segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CURSO DE FORMAÇÃO

Programa

Primeiro encontro: Cidadania e Direitos Humanos
Promover uma abordagem a cerca do que são os direitos humanos. Fazer abordagem histórica, reconstruindo esse conceito tão fundamental para aqueles que lutam por uma sociedade onde haja a eliminação de privilégios e de enormes injustiças sociais. Rever esse conceito, hoje tão desmoralizado pela mídia.

Segundo encontro: Público x Privado
Promover uma abordagem que leve a uma reflexão sobre qual a origem histórica da apropriação do espaço público na história do Brasil. Contextualizar do ponto de vista da atualidade como esse processo tem se dado e seus conflitos.

Terceiro encontro: Mecanismos de participação e controle do estado
Promover uma abordagem histórica sobre como se dá a participação popular no Brasil. Discutir os novos mecanismos dados pela chamada constituição cidadã de 1988. Qual a importância dos Conselhos e Conferências. Quais outros experimentos de presença da participação popular na gestão pública e qual a importância desses mecanismos de participação na perspectiva de elaboração de políticas públicas que venham de encontro aos interesses da maioria da população.

Quarto encontro: Políticas Públicas em movimento
Desenvolvimento de painéis, onde haja um relato sobre a constituição histórica desses movimentos e relato das principais reivindicações.

*Criança e adolescente
*Ações afirmativas
*Necessidades especiais

Quinto encontro: Políticas públicas em movimento
Desenvolvimento de painéis, onde haja um relato sobre a constituição histórica desses movimentos e relato das principais reivindicações.
*Mulher
*Meio ambiente
*Educação


Formato do curso
Encontros quinzenais (cinco sábados)
03 horas de atividade/encontro
Horário-16hs às19hs


Calendário
29 de agosto
12 de setembro
26 de setembro
10 de outubro
24 de outubro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...